Recomendação: mangakás nacionais para você conhecer.

2

As histórias em quadrinhos estão na nossa vida desde a infância com obras nacionais como Turma da Mônica e Menino Maluquinho, ou estrangeiras como Mafalda, Calvin e Haroldo, Snoopy e Garfield muito presentes em livros de português.

Com a chegada de obras como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e outras obras publicadas pela editora Conrad, acabou se popularizando os quadrinhos japoneses conhecidos como mangás, que traziam até um tutorial de como ler um quadrinho de trás pra frente, como era um investimento arriscado e exigência da Shueisha que a obra fosse publicada na forma original, a editora decidiu usar uma forma de trazer o público para a série… E foi um sucesso!

Atualmente o mercado de quadrinhos no Brasil é repleto dos mais variados títulos espalhados por diversas editoras como NewPop, JBC, Panini, Pipoca & Nanquim, MPEG e várias outras.

Muitos quadrinistas brasileiros também fazem mangás no Brasil, algumas obras publicadas pelas editoras citadas aqui, que tal conhecer algumas dessas histórias ?

  • Max Andrade : quadrinista brasileiro, Max Andrade é autor de Tools Challenge, obra independente que começou a ser publicada em 2013 e depois relançada pela editora Draco em 2016. Max também trabalhou na graphic novel de Anjinho em 2022, da Maurício de Sousa Produções.

  • Kaji Pato: Carlos Antunes Siqueira Junior, mais conhecido como Kaji Pato, é um quadrinista brasileiro que produz quadrinhos no estilo mangá, é autor de Quack, que foi publicado pela JBC e pela editora Draco.

    Kaji já ganhou vários prêmios em categorias mangás e também contribuiu com a graphic novel do Anjinho junto a Max Andrade.

  • Raoni Marqs: é um escritor e desenhista, formado em Cinema. Raoni trabalhou como roteirista em Irmão do Jorel e é sócio do selo de quadrinhos Bruttal, do Omelete.

    Raoni criou vários mangás one-shots que agora são publicados pela JBC na coletânea Bendaora, no momento Raoni trabalha em um título original muito divertido intitulado “Como Fazer Mangá” que lembra um pouco Bakuman.

  • Fábio Yabu: Fábio é bem conhecido por Combo Rangers, série de webcomics ao estilo mangá criada em 1998, e é roteirista do mangá de Jaspion. Em 2019 Fábio anunciou uma campanha para um mangá escrito com sua filha Luna, e com arte de Heitor PC, sobre uma garota que queria ser a maior criador de slime do mundo.

  • Yuri Landim: autor da webcomic Pirates!, mangá nacional escrito e colorido por Yuri publicado desde 2008 e que ganhou uma versão física publicada pela editora NewPop.

  • Jefferson Ferreira: autor do mangá nacional Rei de Lata, a obra é um dos shounens nacionais de maior sucesso publicado pela editora NewPop e que você pode ler gratuitamente através do TAPAS.

  • Marcelo Cassaro: autor de Holy Avenger, provavelmente um dos mais populares mangás nacionais, com arte de Érica Awano. Essa obra conseguiu um feito incrível, ter 42 edições publicadas entre 1999 e 2003, também foi bicampeã do troféu HQ Mix, em 2001 e 2002. Com grande influência de RPG e Dungeons & Dragon, Holy Avenger é umas melhores obras dos mangás nacionais que todo fã de quadrinho deve conhecer.

  • Heitor Amatsu: autor de Lampião, mangá nacional que quebrou recordes de financiamento coletivo virando um enorme sucesso no Catarse e fenômeno nas redes sociais apresentando uma nova visão de um personagem da cultura nacional abordando uma nova roupagem. A obra começou a ser publicada pela editora IndieVísivel Press, editora independente responsável pela obra.

Se interessou por alguma dessas obras ? Tem alguma obra específica que não apareceu no post e você recomenda ? Comenta aqui embaixo.

Isto foi útil?

Portal Shonen
ESCRITO POR

Portal Shonen

Um portal de notícias sobre animes, mangás, games e cultura pop. Desde 2022 no Instagram e Twitter trazendo as ultimas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2comentários em “Recomendação: mangakás nacionais para você conhecer.

  1. Tô na vontade de comprar esse como fazer um mangá, será que é a hora certa agora? 🤣🤔

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.